sábado, 12 de março de 2011

Frases de Paulo Freire

Paulo Freire - O mentor da Educação...


"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo.
 E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade..


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.





Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.







Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.











Mudar é dificil mas é possivel!!!
 
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes



brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se


a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."






"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".










2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, estive um pouco ausente, mesclei o "Videos Incriveis" com o "Pesquisa fácil", agora vc vê tudo em um só lugar. Meu Friend Conect "zerou", por isso peço que todos vcs que ja eram seguidores dêem uma passadinha por lá e sigam novamente, ok?
Ótimo "pós carnaval", aquele abraço. Muita saúde!!

Unknown disse...

oiê prof hed em sua homenagem e sei q ama Paulo freire amei oq vc publicou sobre ele e irei postar no meu blog vou copiar e colar ta eu amei quero vc sempre perto de mim bjbj hay